AGRICULTURA FAMILIAR: Em Cáceres, Botelho entrega benefícios a agricultores do Assentamento Sadia II

Motoniveladora, calcário, regularização fundiária, resfriador de leite e fortalecimento da Empaer estão entre as ações

Pequenos produtores do assentamento Sadia II, de Cáceres, receberam, neste domingo (29), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), para debater mais investimentos à Agricultura Familiar. Eles receberam do deputado uma motoniveladora e calcário para ajudar na manutenção das estradas e correção do solo, aumentando a produção, que fomenta a economia local.

Durante a reunião, na Sadia II, os trabalhadores rurais explanaram sobre as necessidades da região e solicitaram ajuda para a aquisição de um resfriador de leite, ensiladeira e botijão de sêmen para melhoramento genético do rebanho. Botelho também se comprometeu a intensificar o processo de regularização fundiária.

“Destinamos a máquina para ficar exclusiva aqui para atender a região, destinamos calcário e estamos trabalhando a regularização fundiária junto ao Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], para que possa terminar logo essa regularização e entregar os títulos definitivos para essas famílias. Agora, vamos trabalhar para trazer um resfriador de leite aqui, uma reivindicação que nos fizeram para resolver o problema dos pequenos produtores. Vamos continuar essa luta junto com eles”, afirmou Botelho, que teve a oportunidade de degustar produtos da agricultura familiar, como queijos, rapadura de leite e sucos preparados com os frutos da terra.

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores Getúlio Vargas, da Sadia II, Franciele Bernegozz, agradeceu os investimentos feitos pelo deputado, destacando as prioridades das quase 500 famílias que dependem desse apoio para garantir a subsistência e ampliar a pequena produção.

“Aqui é muito carente de recursos. Então, essa ajuda do calcário, da motoniveladora do deputado é muito boa porque aqui tem produtor que está há mais de 25 anos, mas há carência para o trabalho no campo. Então, todos estão felizes porque, agora, com essa ajuda, a associação terá condições de atender os nossos 50 associados e, ainda, estender às outras 439 famílias da agricultura familiar da região”, informou a presidente.

Recepcionando Botelho, o vereador Negação, de Cáceres, listou os inúmeros benefícios conquistados. “O deputado não mediu esforços para ajudar com quase R$ 4 milhões que ele mandou para Cáceres, além da motoniveladora, calcário, o evento gastronômico Culturas e Sabores, deu R$ 1,5 milhão para asfalto no bairro Jardim São Lourenço, está buscando a regularização fundiária para a Cohab Velha, junto com outros bairros antigos da cidade. É um deputado atuante e trabalha muito pelos pequenos produtores familiares que tanto precisam”, agradeceu o vereador.

Seo Isaias Pereira, pequeno produtor de gado de corte, disse que antes dependiam da máquina de outras localidades para recuperar o Sadia II. “Uma das nossas prioridades é a estrada. Agora, com essa máquina que o deputado nos trouxe vai ser muito bom porque vamos arrumar as estradas, quando precisar, sem ter que esperar a liberação do trator de outras comunidades. Também a proposta do calcário para nós vai ajudar muito porque se corrigir o solo, tem como fazer o plantio, melhora muito a nossa produção. O deputado aqui no domingo é uma benção!”

Esses pequenos produtores recebem a atenção técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisas e Extensão Rural – Empaer. Conhecido como Walmir Empaer, o técnico agradeceu o trabalho do deputado Botelho em defesa da agricultura familiar e da empresa pública. Explicou que na comunidade Sadia a vocação é voltada à pecuária e é muito importante essa parceria que consolidou a entrega de calcário que será distribuído nas cinco associações da região, favorecendo a entrega de mudas, análises de solo subsidiadas e fomento às cadeias produtivas de fruticultura e piscicultura. São aproximadamente 40 assentamentos em Cáceres.

“Temos uma parceria muito grande com a agricultura familiar, aqui em Cáceres são cerca de quatro mil famílias, levamos assistência técnica para aumento da produção de leite, que é o carro forte aqui do município, e à produção de carne. Queremos elevar a produção de leite que é de quatro litros por dia, para 10, isso vai aumentar muito a produtividade nas comunidades. Também a entrega de mudas de banana e cítricos. Aqui na comunidade Sadia fazemos a análise de solo subsidiada para entender a qualidade do solo e a partir disso conseguir fazer recomendações para que tenham aumento na produtividade. A parceria que recebemos do deputado Botelho, que tem esse olhar para as associações organizadas é muito importante”, finalizou Walmir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.