Botelho intervém e Seaf garante recursos para projeto de irrigação

Ação vai ajudar famílias oriundas da agricultura familiar

Treze famílias que trabalham na agricultura familiar, de São José do Rio Claro, serão beneficiadas com recursos para alavancar o projeto de sistema de irrigação para pequenas propriedades. A confirmação foi dada após reunião, nesta terça-feira (29), no gabinete do deputado Eduardo Botelho (DEM), primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, encaminhando a proposta ao secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, que sinalizou positivamente ao atendimento dessa proposta.

Recepcionados pelo assessor parlamentar Ricardo Adriane, a presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São Jose do Rio Claro – Aproclaro, Vânia Furtado Fiorini e Bruno Casavecchia, extensionista da Empaer, agradeceram o apoio necessário para a consolidação da proposta. No Ofício 05/2021 explicam que a forte sazonalidade de chuvas no estado, com período de estiagem, que vai de maio a setembro, inviabiliza a produção hortifrutigranjeiros, nesse período sem o uso de irrigação.

O projeto de irrigação deverá atender os pequenos produtores para melhorar as condições de trabalho. O secretário Amaral se dispôs a ajudar, pediu ao técnico para formatar a proposta e, consequentemente, autorizar a obra, que contará com a mão de obra dos pequenos produtores. “Poderão melhorar o plantio, que já desenvolvem em meio às dificuldades e falta de água. O deputado Botelho irá in loco constatar a produção pujante desses agricultores, que não medem esforços para alavancar a produção buscando parcerias”, explicou Ricardo Adriane, ao citar a produção de limão, abacaxi, bacia leiteira, piscicultura, dentre outros.

“Viemos atrás de recursos para melhorar a agricultura familiar do nosso município. Fomos muito bem recebidos e saímos confiantes de que vamos conseguir viabilizar esse pedido”, disse Vania Fiorini.

Da mesma forma, Casavecchia, que atua como elo entre os produtores rurais e o governo estadual através da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer, relatou sobre a importância do sistema. Com orientação técnica, ele ajuda na elaboração de projetos e estratégias à produção, auxiliando no desenvolvimento geral das propriedades.

“Viemos até o gabinete do deputado Botelho requerer recursos para ajudar os pequenos agricultores de São José do Rio Claro à expansão da produção, na renda e dignidade às famílias”, destacou o técnico.

Para atender as demandas dos agricultores familiares dos assentamentos Santana D´Água Limpa, Campinas, Pouso Alegre, além dos outros três assentamentos oriundos da reforma agrária, a Secretaria Municipal de Agricultura encaminhou ofício solicitando um veículo para a assistência técnica e kit silagem, composto por vagão forrageiro, ensiladeira e carreta basculante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *