CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19: Várzea Grande abre vacinação para profissionais da educação inclusive no feriado de Corpus Christi

Meta é concluir a vacinação de todos os profissionais da educação em cinco dias de vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Várzea Grande chegou para os profissionais da Educação das Redes de Ensino Pública, municipal, estadual e federal e das Redes particulares e filantrópicas, seguindo o Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde.

A Saúde de Várzea Grande, dentro do seu planejamento reservou algumas datas para vacinar este novo grupo, que totaliza 7.809 profissionais de ensino sendo 3.016 profissionais da Rede Pública Municipal; 2.379 profissionais do Estado de Mato Grosso; 178 de instituições de ensino federal como a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT; 2.143 de unidades escolares particulares e 93 de Unidades Filantrópicas.

Como se trata de um contingente grande de pessoas, as unidades escolares foram definidas por horário para que não haja aglomeração mesmo sendo a vacinação em Drive Thru no Parque Berneck ou Jardim dos Estados em ponto fixo, neste sábado, 29 para as Escolas Municipais de Várzea Grande, dia 31 de maio para os profissionais da UNIVAG em Corujão; os profissionais da Rede Privada e Filantrópicas no dia 02 de junho no Jardim dos Estados (Miniestádio) e no Dia 03 de Junho, feriado de Corpus Christi no Parque Berneck (Drive Thru) e UNIVAG (Drive Thru) para os profissionais da Secretaria de Educação de Mato Grosso – SEDUC e da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.

Para se ter um maior controle daqueles que realmente estão atendidos pela determinação do Plano Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Várzea Grande definiram pelo levantamento de todos os dados dos profissionais de Educação e a transmissão em dados computadorizados entre as duas pastas, portanto, eles não necessitam fazer o cadastramento pelo site oficial de Várzea Grande no endereço www.varzeagrande.mt.gov.br. 

“O controle rigoroso exige documento pessoal com foto, holerite do salário de maio e cópia do Cartão SUS para serem entregues no ato vacinação e para comprovar o vínculo tanto para aqueles da rede pública como aqueles da rede privada de ensino, portanto, as remessas de dados se dão através dos responsáveis por sua área e sem cadastro”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros.

O secretário de Educação, Silvio Fidélis, lembrou que cada gestor público ou privado é responsável pelas informações a serem enviadas para o Banco de Dados da Secretaria Municipal de Saúde quanto ao profissional da Educação que tem que cumprir as exigências do Plano Nacional de Imunização – PNI.

“Nós somos responsáveis pela vacinação enquanto Prefeitura de Várzea Grande e pelas informações dos profissionais municipais, já os demais gestores são responsáveis pelos demais profissionais a serem vacinados”, disse Silvio Fidélis que também é presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus – COVID 19.

Os profissionais da Educação serão vacinados nos dias 29 e 31 de maio e nos dias 02 e 03 de junho no Calendário abaixo descrito.

Calendário de vacinação

– Amanhã, 29 de maio, a vacinação será no Parque Berneck, sistema Drive-Thru, e funcionará o ponto fixo, no Jardim dos Estados, para os Profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino, no horário das 8h às 16h.

– No Domingo, 30, a vacinação se dará para pessoas acamadas, em suas residências, pertencentes a estes grupos prioritários da segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação.

– Na Segunda-feira, 31, terá mais uma edição do Corujão da Vacinação, na Clínica Médica do UNIVAG, Sistema Drive-Thru, das 16h às 22h. Serão vacinados aqueles com comorbidades já cadastrados e que escolheram a UNIVAG e tem entre 18 a 59 anos, além dos profissionais da Educação da Instituição de Ensino – UNIVAG.

– Quarta-feira (2 de junho) a vacinação ocorre no Jardim dos Estados – Ponto Fixo – para Profissionais da Educação da Rede Privada e Filantrópicas, sendo no horário das 8 às 16h.

– Quinta-feira (3) – (Feriado de Corpus Christi) a vacinação ocorre em dois pontos no Sistema Drive Thru – Nas Clínicas Médicas do UNIVAG e no Parque Berneck – das 8 às 16h, para profissionais da Educação da Rede Estadual (SEDUC); UFMT e IFMT.

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, alerta que o pré-cadastro e a confirmação da inscrição como data, horário e local também devem ser realizados no site oficial de Várzea Grande no endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO VÁRZEA GRANDE, lembrando que no caso dos profissionais da Educação não houve pré-cadastro, eles foram feitos por transmissão de Banco de Dados, mesmo assim esses profissionais ao comparecer para serem vacinados devem apresentar munidos de documentos oficiais com foto, Cartão do SUS e o holerite do salário de maio.

“Muitos estão fazendo o cadastro, só que não consultam no site para verificar a confirmação e estão perdendo a data da vacinação. É importante fazer o cadastro, e no dia seguinte já começar a monitorar e acompanhar a confirmação no próprio site. Estas pessoas que perderam a data, devem comparecer no local de escolha do cadastro, no período da tarde, por exemplo se no cadastro escolheu o Fiotão, então observar o calendário e ir ao Fiotão nesta semana. O calendário já está disponível. Não esquecer de levar os documentos exigidos, como laudo da doença assinado pelo médico, especificando CID da doença, comprovante de endereço e documento original com foto, para as pessoas com comorbidades e para aqueles que já tomou a primeira dose, para vacinar com a segunda dose é só apresentar o cartão da vacinação”, alertou Relva Cristina.

Já o controle da lista de professores que serão vacinados está sendo feito pela secretaria municipal de Educação, tanto da Rede Pública, como particular, federal e estadual. Documentos exigidos, documento com foto, apresentação do holerite do mês de maio e Cartão do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *