Companhia Raio da PM confere agilidade sob duas rodas no combate à criminalidade na Baixada Cuiabana

Criada há mais de um ano na capital, a 24ª CIA RAIO da PM está instalada no bairro Jardim Leblon.

É com uso de motocicletas que os policiais militares da 24ª Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (R.A.I.O) atuam no combate à criminalidade na região da Baixada Cuiabana.  Com um efetivo de  30 policiais, a unidade da Polícia Militar consegue dar apoio de segundo nível às outras equipes da instituição, em chamadas de urgência, com um tempo-resposta satisfatório nas ocorrências. 

Sob duas rodas, os policiais chegam com uma maior rapidez porque possuem habilidades técnicas que os ajudam a transpor obstáculos, acessar locais de difícil acesso e até mesmo sair de situações de congestionamentos de trânsito para dar apoio as viaturas da PM nos atendimentos rotineiros.

Criada há mais de um ano na capital, a 24ª CIA RAIO da PM está instalada no bairro Jardim Leblon. A unidade de policiamento especializado faz parte do 1º Comando Regional de Cuiabá e atua por meio do motopatrulhamento tático.

O comandante do Raio, tenente- coronel Wesmensandro Auto Rodrigues conta que  o policiamento tático, de segundo nível, tem habilidade de patrulhar, entrar em ambientes em que o policial a pé ou na viatura  não conseguem entrar em segurança durante o atendimento. Somente neste mês de abril,  os policiais da unidade apreenderam mais de 18 quilos de entorpecentes.

“Entramos em matagais, vielas, passamos por trânsito congestionado, conseguimos abordar um suspeito por exemplo quando ele tenta fugir de moto ou a pé. Se alguma equipe da PM em viatura ou outra modalidade precisar de apoio, eles nos acionam e chegamos lá rapidamente para ajudá-los na ocorrência. Impedimos e combatemos o crime aliados a rapidez que chegamos. Todo o nosso efetivo passa constantemente por capacitações que aprimoram e levam um atendimento melhor à população, conta o tenente- coronel.

Com tanta dedicação na missão de servir e proteger, o RAIO recebeu ainda mais investimentos do Governo do Estado, por meio do Programa Mais MT, no dia 15 de abril, o governador Mauro Mendes junto com o secretário de segurança pública, Alexandre Bustamente e o comandante geral da PMMT, coronel Jonildo José de Assis entregaram para os policiais militares do RAIO, 20 motocicletas XRE-300.

A entrega faz parte de um investimento total é de R$ 2,7 milhões. Foram entregues 53 motos do primeiro lote, sendo 20 para a 24º Companhia Independente Raio, outras 20 foram entregues para as Forças Táticas de Sinop, Barra do Garças e Cáceres e 13 para o policiamento ordinário. As outras 50 motocicletas estão previstas para serem entregues no mês de maio. 

Quer saber mais

Confira o conteúdo extra e inédito desta reportagem clicando no 10º episódio do PMCAST nas plataformas :

Spotify : https://spoti.fi/2Rghts9 ;

Google : https://bit.ly/3nCGE4E;

Deezer : https://bit.ly/3nzfRG6 ;

Anchor:  https://bit.ly/32ZT3G6

PMMT : https://bit.ly/3vu1Axe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *