Dataprev desbloqueia nesta terça mais de 9,9 milhões de cadastros para pagamento do auxílio emergencial

Especialistas da Dataprev e do Ministério da Cidadania trabalham para concluir ainda nesta terça-feira (21) o processamento e homologação das informações de mais de 9,9 milhões de brasileiros, para que esses dados sejam enviados à Caixa Econômica Federal. A validação do cadastro é um procedimento para a concessão do auxílio emergencial.

Os órgãos conseguirão, então, finalizar a análise dos 23,1 milhões de requerimentos disponibilizados até agora pelo banco, recebidos através do aplicativo ou do portal da Caixa entre os dias 7 e 10 de abril, referentes ao Grupo 1 – composto pelos microempreendedores individuais (MEIs), contribuintes individuais (CIs) e trabalhadores informais. Os cruzamentos consideram os critérios estabelecidos na Lei n. 13.982 de 2 de abril de 2020 e todas as informações obtidas passam por um processo de homologação do Ministério da Cidadania.

A primeira remessa dos cadastros foi recebida pela Dataprev, na madrugada do dia 12 de abril. Para otimizar a análise, o processamento foi dividido em três lotes. O primeiro lote foi entregue à Caixa no terceiro dia útil (15), a contar do recebimento dos dados. Já o segundo lote foi entregue no dia 19 de abril, após cinco dia. E o terceiro será transmitido amanhã (21).

No sábado (18), a Dataprev recebeu da Caixa a segunda remessa de dados, contendo os cadastros concluídos entre os dias 11 e 17 de abril. A previsão é enviar o primeiro lote de resultados até quarta-feira (22) no final do dia. Já o segundo – e último lote – deverá ser encaminhado na noite da sexta-feira (24). Os resultados somente são enviados à instituição financeira federal, após homologação do Ministério da Cidadania.

De acordo com a Caixa, pessoas inscritas no Cadastro Único que não se enquadrem nos critérios da lei e discordem da análise, podem apresentar novo pedido por meio do aplicativo e portal da Caixa. O serviço foi disponibilizado hoje pelo banco. A medida também vale para os requerimentos dos trabalhadores informais.

Segundo a Caixa, o aplicativo já registrou ontem mais de 42,2 milhões de requerimentos do auxílio emergencial do Governo Federal. Ao todo, 24,2 milhões de brasileiros receberam recursos. Os créditos já somam 16,3 bilhões. O banco também antecipou o crédito da segunda parcela para os beneficiários elegíveis do Cadastro Único e para os que se inscreveram no aplicativo ou no site auxilio.caixa.gov.br.

5 thoughts on “Dataprev desbloqueia nesta terça mais de 9,9 milhões de cadastros para pagamento do auxílio emergencial

  1. Fabiano da silva melo says:

    Queria saber o pq da demora pra essa analise pois estou com todos os meus documentos corretos mês passado recebi na minha conta da caixa o meu pis cadastrei minha biometria e sei que está tudo correto até junho do ano passado eu trabalhei com carteira assinada hoje trabalho como autônomo e não sei o pq de tanta análise e código e
    Mais código enquanto já
    Vi pessoas que nunca contribuíram com mei ou inss já até receberam enquanto a caixa já está pagando a segunda parcela eu não recebi nem a primeira isso é deploravel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *