Helicóptero da Força Nacional que atuava no combate a queimadas cai no Pantanal de Mato Grosso

Três tripulantes ficaram feridos; o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa ) já foi acionado

Helicóptero da Força Nacional cai na região de Porto Jofre, em Pocone (MT) Foto: CBM/Ciman

Um helicóptero enviado pela Força Nacional para ajudar a controlar as queimadas no Pantanal  caiu na tarde desta quinta-feira, na região de Porto Jofre, em Poconé (MT). A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer). Três tripulantes ficaram feridos. Eles foram resgatados e encaminhados a Cuiabá para atendimento médico.

Segundo nota do Ministério da Justiça, um dos tripulantes sofreu fratura exposta na perna. “Os primeiros socorros foram prestados por equipe de apoio da Força Nacional enviada para resgate. As causas do acidente ainda serão investigadas”, diz o texto.

A aeronave, modelo esquilo, saiu de Corumbá (MS) com destino a  Porto Jofre,  local que concentra as equipes de combate ao fogo no pantanal de Mato Grosso.

Estavam na aeronave o comandante Renato de Oliveira Souza, da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), o copiloto Luiz Fernando Berberick, da Polícia Civil do Rio de Janeiro (RJ), e o 2° sargento PM Emerson Miranda Martins, da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro.

Queimadas no Pantanal: 20% do bioma já foi destruído Foto: Caio Guatelli
Queimadas no Pantanal: 20% do bioma já foi destruído Foto: Caio Guatelli

Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa ),  já foram acionados.

“A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos”, diz nota do órgão.

Funcionário de um fazenda tenta apagar um incêndio na propriedade em que trabalha no Pantanal, em Pocone, Mato Grosso Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS - 26/008/2020
Funcionário de um fazenda tenta apagar um incêndio na propriedade em que trabalha no Pantanal, em Pocone, Mato Grosso Foto: AMANDA PEROBELLI / REUTERS – 26/008/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *