Jayme Campos ressalta a ministro da Infraestrutura importância para MT do modal ferroviário

Senador pede a Tarcísio de Freitas que encontre o melhor caminho para destravar as obras de duplicação da BR-163 que seguem paradas

Em audiência com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o senador Jayme Campos (DEM-MT) ressaltou a importância de destravar os processos de concessão dos modais ferroviários (Fico, Ferrogrão, Ferronorte) que vão favorecer o escoamento da produção agrícola do estado de Mato Grosso. O encontro reuniu o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, e parlamentares do estado: senador Wellington Fagundes; e os deputados Neri Geller, coordenador da bancada de MT, e José Medeiros, vice-líder do governo na Câmara.

“Estamos na expectativa de ver essas ferrovias funcionando. Toda a bancada está alinhada com a pasta da Infraestrutura, com o TCU, com a ANTT, órgãos que fazem uma força tarefa para que esses processos avancem. Nosso estado depende de ferroviais para crescer e se desenvolver mais rapidamente. Portanto, é preciso avançar nas concessões para que Mato Grosso continue dando números ainda mais expressivos do que os atuais para o país e para sua balança comercial”, destacou.

O ministro Tarcísio de Freitas pediu ajuda dos parlamentares para a aprovação do PLS 261/2018, onde fica estabelecido que o investidor particular poderá ser autorizado pelo poder público a construir e operar sua própria ferrovia, para investir onde for “oportuno e conveniente”. A proposta tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e está nas mãos do senador Jean Pierre para relatar.

O texto é de autoria do senador José Serra e garante a exploração indireta, pela União, do transporte ferroviário em infraestruturas de propriedade privada entre portos e fronteiras nacional; que transponham os limites de estado; ou que se conectem às ferrovias federais. A ideia é incorporar as melhores práticas disponíveis no cenário internacional e introduzi-las, com as adaptações necessárias, na legislação brasileira.

Rodovias de MT – Ainda durante a audiência, Jayme Campos pediu ao ministro Tarcísio de Freitas que encontre o melhor caminho para destravar as obras de duplicação da BR-163 que seguem paradas. Ele pediu também a retomada das obras de outras rodovias federais importantes para Mato Grosso: BR-158, BR-242. “São obras de fundamental importância para o estado. São vitais. A vida do mato-grossense acontece nesses corredores, onde por igual figura a vida econômica de nosso estado. Portanto, é urgente que essas obras sejam retomadas. Mato Grosso, mesmo sofrendo com a falta de infraestrutura e logística, contribui sobremaneira com o Brasil”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.