Kalil apresenta propostas para água em Várzea Grande

É nosso compromisso dobrar a capacidade do bairro São Mateus e assumir a gestão da ETA do Chapéu do Sol quando a obra for concluída. Primeiro passo é entender nossos problemas. Gestão pública é coisa séria tem que ter experiência”.

Embora a gestão Lucimar Campos (DEM) tenha avançado na resolução do problema da falta d`água em Várzea Grande, o candidato a sucessão Kalil Baracat (MDB) considera que é preciso avançar ainda mais. Em seu quarto programa eleitoral exibido nesta terça-feira (13), o emedebista apresentou algumas de suas propostas para garantir água a todos os várzea-grandenses.  

“Temos de conhecer os problemas para buscar a solução efetiva. E essa solução definitiva passa pela construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Cristo Rei, o mais populoso da cidade. A prefeita Lucimar vai assinar a ordem de serviço para construção dessa unidade nos próximos dias, resolvendo o problema da falta d’água em 72 bairros, para mais de 100 mil pessoas”, garantiu Kalil.

Kalil considera que a ETA do Cristo Rei, juntamente com as outras quatro ETAs em operação na cidade, sustentarão o progresso de Várzea Grande pelas próximas três décadas. Exemplo das conquistas da gestão atual é Tercílio Pinheiro, presidente da comunidade do Bonsucesso, atendido pela nova ETA na região.

“Com a ETA Bonsucesso entregue em 2019, temos uma água de qualidade. A gente pode tá usando essa água que está sendo fornecida pelo DAE sempre. Vou colocar que já melhorou 100%. Com Kalil na gestão sei que vai continuar cada vez melhor”, disse o morador.

Hoje são 270 mil habitantes atendidos com ligações de água em Várzea Grande, pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE), representando quase 100% da população, por meio de uma rede de abastecimento de 85 mil ligações de água. O sistema atual funciona 80% com água captada pelo rio Cuiabá e 20%, via poços artesianos profundos.

“E vamos fazer mais. É nosso compromisso dobrar a capacidade do bairro São Mateus e assumir a gestão da ETA do Chapéu do Sol quando a obra for concluída. Primeiro passo é entender nossos problemas. Gestão pública é coisa séria tem que ter experiência”, finaliza Kalil.

Entre as principais propostas para o sistema de distribuição e abastecimento de água de Várzea Grande, Kalil Baracat anuncia a adoção de soluções de forma prioritária e emergencial para regularização, expansão e ampliação do sistema, expandir o sistema de estação de água e da estação de tratamento de esgoto, modernizar equipamentos da captação e distribuição de água e buscar eficiência nas perdas físicas, por meio de uma plano focado na eliminação de vazamentos e de melhoria no diâmetro das tubulações que são adutoras-mestre.

Outro passo importante será a adoção do Programa de Hidrometização e Padronização para atingir 100% das ligações. “Essa iniciativa poderá proporcionar ganho de 25% na oferta da água e assim, manter a distribuição por 24h em toda a cidade. Este é mais um de nossos compromissos com nossa cidade”, concluiu Kalil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *