MEIO AMBIENTE: Complexo Hospitalar de Cuiabá promove ações de consciência ambiental

Além de ações internas como palestras para os funcionários, o hospital entregou lixeiras para carros para conscientizar sobre o não descarte de lixo na rua

A degradação do meio ambiente é um fator conhecido por toda a sociedade justamente por representar a extinção de uma série de espécies de animais, árvores, rios e inúmeras consequências para a fauna e flora de todo o mundo.  As práticas de preservação do meio ambiente ganham foco no mês de junho e são adotadas por muitas instituições que trabalham o cuidado com essa causa.

Para estimular a consciência ambiental dos colaboradores, o Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), promoveu a semana “É hora de semear preservação e cuidado”, com palestra feita pela empresa responsável pelo recolhimento e destinação do lixo hospitalar, informando a todos os convidados que trabalham com foco na preservação do meio ambiente e sustentabilidade. A administradora Mellina Costa comenta que o foco da ação é descarte correto do lixo, seja dentro do hospital, em nossas casas ou nas ruas de nossa capital.

“É importante que os nossos colaboradores conheçam o processo de descarte do lixo, porque não é só jogar. Tivemos a iniciativa de trazer o pessoal da empresa responsável para falar como é feita a autoclavagem, a segregação, incineração dos resíduos hospitalares para depois encaminhar para o aterro sanitário. Existe um processo correto desde o descarte que deve ser praticado inclusive em nossas casas”, afirma.

A Wener Bispo, engenheira sanitarista do CHC, ressalta que é importante que todos saibam da responsabilidade que temos com o lixo. “A preservação ambiental está cada vez mais necessária, ainda mais no hospital que possui resíduos especiais que precisam de tratamento, destinação final, não podem ser apenas descartados. Eu respondo pelo meu resíduo desde a hora que eu gero até o descarte final, então é um momento de muita importância”, confirma.

As pequenas ações no dia a dia também contribuem para a preservação do meio ambiente, por exemplo não jogar lixo na rua, separar corretamente o lixo, descartar o óleo de cozinha, usar lâmpadas de LED, além do uso consciente de água.

Com o objetivo de atingir  um número maior de pessoas, a equipe do Complexo Hospitalar de Cuiabá realizou em duas avenidas da capital, a entrega de lixeiras para carros. O foco dessa campanha é alertar os motoristas para não descartarem lixo nas ruas da cidade, auxiliando na redução das sujeiras e contribuindo para não entupir os bueiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.