Pfizer prevê vacinação contra covid-19 no Brasil no 1º trimestre de 2021

Europa e EUA devem ter imunizante já em dezembro, segundo Carlos Murillo, presidente da companhia no país

O presidente da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, afirmou nesta quinta-feira que o país poderá ter a vacina contra covid-19 da companhia disponível para a população no 1º trimestre de 2021, caso as etapas de verificação de eficácia junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) evoluam dentro da normalidade.

Atualmente, disse Murillo, a vacina da Pfizer está em vias de concluir a fase três de testes. “No Brasil ainda estamos trabalhando com o governo para acelerar os trâmites. Tenho a esperança de que tenhamos a vacina disponível para a população no primeiro trimestre do próximo ano”, disse. O presidente da Pfizer no Brasil participou de simpósio sobre as vacinas contra o coronavírus organizado pela Academia Nacional de Medicina.

Ele afirmou que, nos Estados Unidos e na Europa, a vacina deve estar acessível para a população ainda em dezembro deste ano. “Nos Estados Unidos, a estimativa é que entreguemos todos os requisitos que o FDA (órgão regulador americano) definiu para uso emergencial da vacina ainda na terceira semana de novembro. Com isso, estaríamos vacinando lá em dezembro”, disse. O mesmo acontece na Europa, onde já foi iniciado o trâmite de submissão regulatória da vacina da Pfizer.

Questionado pelo Valor se as dificuldades da vacina chinesa Sinovac com a Anvisa são sinal de insegurança para o mercado farmacêutico, Murillo afirmou que o protocolo da Agência é sério e que, no Brasil, “serão aprovadas as vacinas que cumprirem as condições de eficácia”.

Na última segunda-feira, a Pfizer informou que sua vacina preveniu mais de 90% das infecções, num estudo preliminar com dezenas de milhares de voluntários. A análise provisória foi conduzida após 94 participantes, divididos entre aqueles que receberam um placebo e aqueles que foram vacinados, contraíram a covid-19.

Fonte: Valor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *