Prefeitura de São Félix inaugura novo hospital e trecho da BR-242

A população de São Félix do Araguaia recebeu neste sábado (12) mais duas obras, o Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz e a pavimentação da entrada da cidade (MT-242). A solenidade integrou a programação do 1º Encontro Regional de Municípios, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios em parceria com a Prefeitura Municipal. As inaugurações contaram com a presença do presidente da AMM, Neurilan Fraga, do senador Wellington Fagundes, do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, deputados e prefeitos da região.

De acordo com a prefeita Janailza Taveira, o hospital municipal era uma demanda antiga do município. Iniciada na gestão do ex-prefeito João Abreu (2004-2007), as obras foram retomadas pela atual gestão que, com o aporte de recursos próprios e do estado, conseguiu concluir o prédio. “Às vezes é mais fácil iniciar uma obra do zero do que retomar uma paralisada. Mas esse desafio nós deixamos para trás para realizar esse sonho da população de Sâo Félix”, disse a gestora.

O novo hospital contará com 40 leitos, clínica cirúrgica, médica, pediatria e ortopedia, além de dois centros cirúrgicos, box de emergência e laboratórios. Cerca de 70 profissionais atenderão os pacientes do município, de Luciara e Alto Boa Vista. A estrutura será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Araguaia (Cisa).

Durante a solenidade, o presidente da AMM destacou que a inauguração de um hospital é sempre um momento histórico. Para Fraga, o principal benefício do investimento é descentralizar o atendimento, levando especialidades a regiões desassistidas e evitando o deslocamento de pacientes para as cidades polos e capital. Neurilan ainda ressaltou que os municípios precisam de mais apoio do estado e governo federal para custeio dos serviços de saúde. “Já é difícil para o município realizar sozinho uma obra desse porte, mas o custeio do hospital, que conta com várias especialidades, pesa bastante para as prefeituras. Acredito que o governo do estado e a bancada federal estão sensíveis e ajudaram com recursos para a manutenção dos serviços”, afirmou.

O senador Wellington Fagundes destacou a luta pela abertura de um curso de medicina na cidade de Barra do Garças para atender a região. Ele explicou que essa é a única região que ainda não possui uma faculdade na área e que isso impacta na oferta de mão de obra. “Os prefeitos do interior têm muita dificuldade para encontrar profissionais da medicina que fiquem no município. Por isso, a formação de profissionais da área é extremamente importante”, acrescentou.

Também foram entregues moções de agradecimento aos políticos e profissionais que contribuíram com a melhoria dos serviços de saúde em São Félix, entre eles Neurilan Fraga, Wellington, o deputado estadual Max Russi, deputado federal Carlos Bezerra, o superintendente regional do Dnit, Orlando Fanaia e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Os servidores do Cisa e os médicos do município, Ivan Lúcio Amarante e Cecílio Benício da Silva.

Após a solenidade, a comitiva realizou o descerramento da placa da pavimentação de 1.200 metros na entrada da cidade, execução de retorno para ligação da rodovia com a Rua 13 de Maio e de rotatória com acesso aos bairros Parque Amazonas e Zumbi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *