Programa Aconchego beneficiou mais de 300 mil pessoas em Mato Grosso

Ação de distribuição de cobertores beneficiou pessoas que vivem em situação de rua, imigrantes, entidades filantrópicas, comunidades indígenas e grupos representativos de pessoas vulneráveis

Ação da Campanha Aconchego é antecipada com a distribuição de cobertores a moradores de ruas – Foto por: Jana Pessôa

A primeira-dama do Estado de Mato Grosso, Virginia Mendes, distribuiu mais de 300 mil cobertores Programa Aconchego nos dois últimos anos. A ação teve como foco famílias em situação de vulnerabilidade social,  entidades filantrópicas, igrejas, quilombolas, comunidades indígenas e também os 141 municípios.

Em sua primeira edição, em 2019, o programa “Aconchego” beneficiou cerca de 100 mil pessoas em todo Estado. Já em 2020, a meta foi dobrada, em razão da pandemia do novo coronavírus, que impactou no aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade. E por isso foram entregues 200 mil cobertores, garantindo conforto para a população mato-grossense nos períodos de frio.

Entrega de Cobertores
Créditos: Carol De Vita

“Embora tenhamos um clima tipicamente quente, as famílias que não têm condições financeiras sofrem nos dias de baixa temperatura. Escolhi uma manta de boa qualidade, com um material de qualidade, pois sabemos que o frio quando vem para Mato Grosso dói muito e grande parte das famílias carentes não têm condições de se aquecer. Compramos algo que vai ter uma durabilidade maior e pensamos com todo carinho nas pessoas mais carentes, que não têm condições de comprar um cobertor bom”, destacou a primeira-dama.

No aterro sanitário de Várzea Grande, a presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável, Cidinha Nascimento, destacou a dedicação da primeira-dama nas ações sociais. “Durante os 24 anos que tenho de vida no lixão nunca vi uma primeira-dama pisar aqui. Recebemos não só as doações, que muito nos ajudarão, como também o carinho e atenção da primeira-dama do Estado Virginia Mendes. Só temos a agradecer.

Campanha do governo de MT vai distribuir 200 mil cobertores
Créditos: Jana Pessôa/setasc-MT

Prêmio Internacional

O Programa Aconchego foi o vencedor do Concurso de boas práticas sobre os grupos e em situação de vulnerabilidade no contexto do Covid-19, na categoria “Povos Indígenas”. O premio internacional é organizado pela OEA – Organização dos Estados Americanos. Mais de 23 mil cobertores foram distribuídos para comunidades indígenas, beneficiando as 43 etnias existentes no Estado somente neste ano. 

A OEA, Organização dos Estados Americanos, tem como princípio básico o respeito à soberania e à independência dos países do continente americano.  Considerada a primeira organização regional do planeta, a OEA foi regulamentada em 1948.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *