PROJETO DE LEI: Botelho propõe Política GNV Social para incentivar taxistas e motoristas de aplicativos

Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte vai analisar a proposta

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Projeto de Lei 846/21, que institui a Política de Estímulo à Utilização de Gás Natural Veicular pelos Taxistas e Motoristas de Aplicativos – Política GNV Social.

De autoria do primeiro-secretário da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), objetivo é incentivar melhores condições de trabalho aos motoristas de taxi e de aplicativos, que padecem com a alta no preço dos combustíveis.

Dessa forma, para adesão à Política GNV Social, serão necessários emplacamento do veículo em Mato Grosso e a inscrição no cadastro respectivo à atividade municipal. A proposta de Botelho autoriza, ainda, a concessão equivalente a 600m³ de GNV aos motoristas cadastrados na Política GNV Social.

Botelho destaca que de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o GNV varia de 43% a 58% mais econômico que a gasolina e de 44% a 66% mais eficiente que o etanol. E justifica a importância da proposta diante ao aumento desenfreado no valor dos combustíveis, que vem causado grande impacto no orçamento doméstico, principalmente para essas categorias, que dependem do produto para trabalhar.

Explica que a solução encontrada por alguns estados, a exemplo de Minas Gerais, Amazonas e Paraíba, foi a de criar políticas de incentivo à conversão de veículos para o sistema GNV.

“Assim, apresentamos a Política GNV Social para aliviar e dar condições de trabalho para esses profissionais, que contribuem, sobremaneira, à rotina dos cidadãos que dependem de seus serviços. Então, solicitamos o apoio dos nossos pares para a análise e aprovação em rápida tramitação da proposta normativa”, diz trecho do projeto de Botelho, apresentado no último dia 22 de setembro.

GNV – é um combustível automotivo não líquido considerado mais eficiente que a gasolina, etanol e diesel. Mais econômico e, ainda, proporciona maior autonomia ao veículo, além de ser menos poluente. Para isso, é preciso investir na adequação do veículo, instalando o kit GNV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *