Projeto MOVE_MT vai impulsionar a economia criativa de Mato Grosso

Ação lançada pelo Governo de Mato Grosso e Oi Futuro oferece workshops para 200 empreendedores e selecionará até 30 negócios criativos para receberem ciclo de mentorias individualizadas de seis meses

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), se une ao Oi Futuro para alavancar a economia criativa do estado com o projeto MOVE_MT, lançado na manhã desta quarta-feira (05.05). 

Dividido em duas etapas, o MOVE_MT vai oferecer quatro workshops gratuitos para 200 empreendedores mato-grossenses e um ciclo de seis meses de aceleração, com formação, intercâmbio e mentorias para 30 negócios selecionados por meio de edital público. 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a parceria com o Oi Futuro surgiu de uma visita técnica ao instituto, no Rio de Janeiro (RJ), culminando na solicitação de uma proposta de cocriação do projeto.

“Conhecemos a estrutura, a metodologia e os resultados de sucesso do instituto e identificamos que um trabalho conjunto poderia trazer benefícios à economia criativa do estado. Esperamos que o máximo de empreendedores aproveitem essa oportunidade de desenvolver o seu projeto ou seu negócio com a expertise do Oi Futuro e Labora. Temos a chance de projetar Mato Grosso para o restante do país e do mundo, mostrando que aqui também fazemos inovação”, explica Keiko.

Workshops Coletivos

Na primeira etapa do projeto, empreendedores da economia criativa de todo o estado podem se inscrever para participar dos workshops coletivos e gratuitos que serão realizados por meio de plataformas digitais. As oficinas abordarão temas de gestão, economia criativa, inovação e tecnologia. 

O objetivo é contribuir para a formação e a experiência dos empreendedores e promover networking no setor de impacto sociocultural do estado. O primeiro workshop do projeto acontece no dia 26 de maio e as inscrições podem ser feitas AQUI

Aceleração de Negócios Criativos e de Impacto Sociocultural

Na segunda etapa, o MOVE_MT vai selecionar até 30 iniciativas de Mato Grosso para participar do ciclo de aceleração que inclui mais de 2.500 horas de formação e mentoria, além de um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia. 

Por meio de edital público, podem participar empreendedores que atuem no Mato Grosso e tenham negócios com ou sem fins lucrativos. As iniciativas devem ser nos segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo). 

O edital prevê até R$ 257 mil reais em premiações repartidas entre os participantes por meio de bancas de avaliação com especialistas ao longo do ciclo de aceleração. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. 

Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro para conhecer o ambiente de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora. 

No final do projeto, o Oi Futuro e a Secel-MT reunirão toda a experiência do MOVE_MT em um e-book que será publicado e disponibilizado gratuitamente. 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimula e conecta indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro com mais inclusão e diversidade. 

Na Inovação Social, o Oi Futuro criou o Labora, laboratório dedicado à conexão e ao fortalecimento de empreendedores, negócios e organizações comprometidos com o impacto social. 

O Labora é um ambiente de aprendizagem, criação e articulação e oferece ciclos de aceleração para startups e organizações sociais selecionados por editais públicos, além de uma agenda contínua de mentorias, workshops, cursos, seminários e palestras para o público em geral. Desde 2017, foram 83 negócios e organizações acelerados, com cerca de 500 empreendedores impactados diretamente em seis ciclos de aceleração.

Sobre a Secel-MT

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é responsável por promover políticas públicas de fomento e democratização de acesso às manifestações culturais e esportivas em Mato Grosso. 

Com o Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa (MT Criativo), a pasta estadual busca fortalecer os setores criativos como uma estratégia de diversificação da matriz econômica mato-grossense. O programa lançado em 2015 já impactou direta e indiretamente aproximadamente 40 mil empreendedores criativos por meio de variadas ações, como a realização e apoio a encontros e eventos de network, editais públicos, maratonas de negócios, palestras, oficinas, consultorias e feiras.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *