RONDONÓPOLIS: Doação de enxoval hospitalar da Ampa garante cirurgias na Santa Casa

Unidade recebeu 300 peças, além de 1,5 mil metros de tecido para confecção de material essencial a procedimentos cirúrgicos

Trezentas peças de enxoval hospitalar, além de 1,5 mil metros de tecido para confecção de material de uso cirúrgico, foram doadas pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) ao hospital Santa Casa de Rondonópolis. A iniciativa, conforme a administração da unidade hospitalar, possibilitou que fossem mantidos os procedimentos cirúrgicos do hospital desde a metade de 2019.

“Pra nós essa doação é de grande valia, sobretudo por não termos que desmarcar nenhum procedimento cirúrgico agendado, inclusive de pacientes que moram em outros municípios. Se não tem a roupa cirúrgica para fazer o procedimento, precisa ser remarcado. O enxoval é muito importante, desde a entrada do paciente até a saída dele”, esclarece a gerente de Hotelaria do hospital, Cristina de Oliveira Jandres.

Ao todo foram entregues à Santa Casa 100 jogos de lençóis – lençol com elástico, viral e fronhas -, além de 1,5 mil metros de tecido para confecção de peças cirúrgicas, como caixas e demais itens necessários, como tecidos estéreis essenciais para os processos cirúrgicos. A média de cirurgias realizadas na Santa Casa de Rondonópolis varia de 30 a 40 por dia. A unidade tem 246 leitos que, rotineiramente, estão ocupados.

“Temos enfrentado dificuldades financeiras há alguns anos e não teríamos possibilidade de adquirir esse enxoval para dar sequência ao funcionamento do hospital. Sem ele, não podemos fazer o atendimento. Portanto, essa doação foi essencial ao nosso funcionamento”, asseverou a gerente de Hotelaria.

A Ampa tomou conhecimento sobre a necessidade pela qual passava o hospital através do ex-presidente da entidade, Alexandre Schenkel. Foi ainda em sua gestão, encerrada em dezembro passado, que a doação foi feita.

”Isso é uma atitude de muita importância para nós. Poder ajudar a sociedade e apoiar ações que vão trazer o bem para nós, mato-grossenses”, comentou o então presidente, durante a inauguração do Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CORESS/MT), em Rondonópolis, em setembro passado. O CORESS/MT também foi contemplado com a doação de um micro-ônibus feita pela Ampa para atender 19 municípios da região quanto ao tratamento de hanseníase, tuberculose e leishmaniose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *