SAÚDE: Trabalhadores da limpeza urbana fazem exame oftalmológico em Cuiabá

A Eletroconstro, empresa responsável pelo serviço, ainda realizou parceria para garantir as armações dos óculos para aqueles que tiverem problemas para enxergar

Cerca de noventa funcionários da Eletroconstro, que atuam na limpeza urbana da região central de Cuiabá, participaram, nesta quarta-feira (25), de um café da manhã especial, onde puderam realizar exames de vista gratuitos com oftalmologistas. Por meio de uma parceria, a empresa vai conseguir proporcionar também armações de óculos, além de um auxílio para confecção de lente. 

O evento contou ainda com a presença de uma equipe da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) que realizou o recadastramento dos trabalhadores. O diretor-geral do órgão, Júnior Leite, destacou aos funcionários que em breve eles poderão contar com aparelhos mais modernos para desempenhar seus serviços, como o assoprador.

“Queremos proporcionar eficiência, mas com equipamentos que permitam reduzir o esforço, além de segurança e agilidade”, afirmou. Ele ainda anunciou a instalação de lixeiras maiores, o que irá evitar que os lixos transbordem e sujem as praças e ruas.

Breno Paulo da Silva, 26 anos, já está nos quadros da Eletroconstro há seis anos. Ele conta que no começo tinha “um pouco de vergonha”, mas hoje se orgulha do trabalho realizado.

“Hoje estou feliz com o que eu estou fazendo. É um labor importante e me sinto feliz com isso”, comentou. Para Breno, o emprego de limpador é também uma vitória após passar por dificuldades em seu primeiro ofício, numa padaria, onde começou a atuar com 12 anos, mas sem nunca ter tido sua carteira trabalhista registrada.

Maria Fortunata Santana, 67 anos, está há cinco anos na empresa e comemora até hoje sua contratação. Ela explica sobre a dificuldade que tinha para conseguir uma vaga, mas destaca que logo após enviar o currículo foi chamada. “Fui tratada como uma rainha, foi muito rápido e fui muito bem recebida. Somos muito bem tratados aqui”.

Outra pessoa que não apenas está satisfeita com sua profissão, mas também se sente feliz com a função que desempenha é Irene de Barros, 61 anos. Atualmente ela trabalha limpando as ruas e a praça da região do Porto. Lá, ela não apenas varre a sujeira, mas também oferece amor. Isto porque, ela procura acolher e dar atenção às pessoas em situação de rua que vivem naquela região.

“Eu fico muito feliz. Eu amo o que eu faço e fiquei mais de 3 anos no Porto e depois saí daquela região. Mas pediram para eu voltar. E hoje eu estou lá novamente.  Fico muito contente, porque eu converso e todos gostam de mim”, revelou emocionada. Ela finaliza ainda comentando sobre sua relação com a equipe da Eletroconstro: “São como uma família para mim”.

No evento, as equipes de Recursos Humanos e também da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estiveram no local. A coordenadora Eliana Leber, foi quem ficou à frente da ação e agradeceu ao comprometimento e empenho de todos na realização dos trabalhos. “Com esta atividade, é demonstrado como esses trabalhadores são importantes e valoriza também, garante que eles tenham condições melhores. A questão do exame de vista para muitos que estão aqui faz muita diferença”, avalia.

O diretor da Eletroconstro, Natalino José de Toledo, ressalta a importância em se preocupar com a saúde dos funcionários e dar assistência a todos que se dedicam em tornar a cidade melhor. “Queremos dar segurança aos nossos e olhar para a saúde deles é uma das formas de demonstrar este cuidado”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.