Sefaz realiza consulta pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022

Formulário será disponibilizado no site da Sefaz, a partir do dia 1º de março

Com o objetivo de despertar na sociedade civil o interesse em acompanhar e participar do orçamento público de Mato Grosso, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) promoverá uma consulta popular para elaboração do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. O edital de convocação foi publicado nesta quinta-feira (25.02) no Diário Oficial.

A consulta pública terá início na próxima segunda-feira (01.03) e segue até o dia 15 de março. Os interessados deverão preencher formulário eletrônico, a ser disponibilizado no site da Sefaz.

De acordo com a Secretaria Adjunta de Orçamento Público, da Sefaz, esse é um momento importante para que os cidadãos manifestem suas demandas e necessidades regionais. Além disso, é uma forma de atender ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, conferindo mais transparência à gestão fiscal e aos processos de elaboração das peças orçamentárias.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma das partes essenciais na elaboração do orçamento público. “Na LDO constam o valor das projeções de receitas e despesas primárias, as estimativas dos resultados primário e nominal para os próximos três exercícios financeiros, limites para endividamento público decorrente de restos a pagar e das despesas primárias correntes de cada Poder ou Órgão Autônomo”, explica o secretário Adjunto de Orçamento Público, Ricardo de Almeida Capistrano.

Além disso, é com base na LDO que o Poder Executivo elabora a Lei Orçamentária Anual (LOA) que aponta como os recursos públicos serão aplicados. Esse planejamento orçamentário é essencial na gestão governamental e cada etapa é importante, pois uma depende da outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *