SOLIDARIEDADE: Famílias carentes de Cuiabá recebem doação de 3 toneladas de carne

Ação foi realizada em Cuiabá e Rondonópolis em parceria com Igreja Católica

Mil e setecentas famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e Rondonópolis receberam no último sábado (30/05), a doação de dois quilos de carne bovina cada, totalizando 3,3 mil quilos. A distribuição dos alimentos foi realizada pelos organizadores do Festival Braseiro, com a participação de parceiros e voluntários. Na semana passada foram doados 700 quilos de carne para mais de 660 famílias em Rondonópolis.

Para arrecadar recursos para fazer a ação beneficente, o Festival Braseiro, adiado por conta da pandemia do novo coronavírus, realizou o projeto “Uma só carne, um só coração”, estimulando as pessoas a doarem múltiplos de R$ 10,00, o que equivaleria a um quilo de carne. Para impulsionar a ação, o Festival Braseiro realizou duas lives pelo Youtube, onde churrasqueiros demonstravam suas técnicas de corte e era feito o pedido de doação para depósitos na conta do festival. A Celeiro Carnes Especiais foi parceiro na ação, subsidiando o valor das carnes.

“Nós somos parceiros de todos os eventos do Braseiro e essa ação foi mais uma oportunidade da gente fomentar o consumo de carne, esse é um dos objetivos da Acrimat, que é estimular o consumo de carne vermelha e nada mais oportuno que uma ação dessa, nesse momento de tantas necessidades. A proteína animal é essencial, principalmente, para as crianças e idosos que precisam ter uma boa imunidade nesse momento de pandemia”, afirma Daniella Bueno, diretora executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Em Cuiabá, os voluntários percorreram cinco rotas para fazer a doação em 15 pontos de distribuição. “O Braseiro é filantrópico, o nosso principal objetivo é fazer o bem e a gente não podia deixar de fazer uma ação nesse momento difícil de pandemia. Como não estamos conseguindo realizar o festival, a gente resolveu fazer essa ação “Uma só carne, um só coração” para juntar fundos que nos permitisse fazer essa doação. E ao perceber que muita gente está doando cesta básica, mas que não tem a proteína animal, nós vimos que poderíamos ajudar nessa frente, contando sempre com o apoio da Celeiro, que subsidiou a carne para essa ação, com o patrocínio da Acrimat, sem esquecer dos nossos voluntários que fazem o Braseiro acontecer”, explica a coordenadora de Eventos do Festival, Aline Pellozo.

De acordo com o presidente da Associação Braseiro, Marco Túlio Duarte, as doações de carne ocorrerão semanalmente em Rondonópolis e Cuiabá. “Continuaremos com as lives nas quintas-feiras para ajudar na arrecadação. Além disso é uma forma de entreter o público nesse período de pandemia, com o objetivo de ajudar aqueles que mais necessitam de apoio neste momento”, pontua.

A dona de casa, Lurdes dos Santos, 50 anos, não está trabalhando e ficou muito grata pela doação. “É muito bom receber essa doação nesse momento. Eu moro com meus dois filhos e essa carne vai fazer diferença essa semana na nossa alimentação”.

A vendedora Nice Silva, 52 anos, acredita que a solidariedade faz a diferença. “A gente está precisando muito da solidariedade das pessoas e receber dois quilos de carnes faz a diferença na nossa dieta, mesmo que por uns dias”.

Seu Manoel Assunção, 56 anos, conta que a vida está difícil, não há oportunidades de trabalho, nessas condições, o jeito é contar com a ajuda de outras pessoas. “Estou muito feliz de receber essa carne porque estamos precisando muito da ajuda das pessoas. Eu estou parado nesse momento, por causa da pandemia e porque estou com problemas na coluna. Essa doação vai ajudar eu, minha mulher e minha menina”

Assim como o fez o Braseiro, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia do Covi-19. Muitos outros voluntários têm se mobilizado para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social. Distribuição de alimentos, doação de produtos de higiene pessoal e consultas gratuitas são algumas das ações solidárias que se espalham pelo país. São cidadãos e instituições se unindo para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo.

O Festival – O Festival já é conhecido como o maior evento beneficente de Mato Grosso, pois 100% da renda obtida é destinada à doação para entidades carentes. As edições deste ano do Festival foram adiadas devido a pandemia do novo coronavírus. O Festival Braseiro se tornou referência nacional no segmento, reunindo em duas edições anuais milhares de pessoas. O objetivo do evento é apoiar causas sociais. Toda a renda obtida é revertida para instituições filantrópicas beneficentes. Nas sete edições realizadas até 2019, já foram doados mais de R$ 1 milhão para 66 entidades filantrópicas de Cuiabá e Rondonópolis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *