TOTAL DE VACINAS: Várzea Grande vai vacinar todos os dias e contesta números de doses recebidas

Do total de doses ainda em estoque, 4.203 doses aguardam prazo mínimo para aplicação como segunda dose. No tocante ao estoque de 4.242 doses de primeira dose, as mesmas atendem as demandas dos idosos acima de 65 anos ou mais ainda não vacinados

A Prefeitura de Várzea Grande vai vacinar todos os dias a partir desta terça-feira, 6 de abril, após atingir 77% de primeira dose e 45% de segunda dose aplicadas, de um total de 26.238 doses recebidas do Ministério da Saúde.

“Estamos cumprindo a determinação do prefeito Kalil Baracat em acelerar a vacinação, mas com responsabilidade, sem prejudicar a população e tratando todas as informações com transparência”, disse o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, frisando existir distorção nos números divulgados pelo Ministério da Saúde, quanto ao total de vacinas repassadas para Várzea Grande.

Gonçalo Barros frisou que este não deve ser o único avanço que Várzea Grande está planejando executar, pois deverá, dependendo do volume de vacinas recebidas, abrir novos pontos de vacinação em toda a cidade que é um município horizontal, de grandes distancias entre bairros e o centro.

Ele apresentou um relatório e gráfico detalhado com todas as vacinas recebidas por datas, notas fiscais e volumes entregues pela Secretaria de Estado de Saúde que é a responsável por receber e distribuir as vacinas.

“Estamos computando neste documento que vamos tornar público E entregar para os órgãos de controle como o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE) e Federal (MPF) entre outros para que não paire dúvidas quanto ao tratamento dispensado pela Administração Municipal em algo tão sério como a vacinação contra a COVID 19”, disse Gonçalo Barros.

O prefeito Kalil Baracat sinalizou que em Várzea Grande todo o possível e o impossível estão sendo feito para que todos tenham atendimento médico, medicamento e principalmente vacina. “Não fazemos política em cima de algo sério com a COVID 19 e a principal ordem dada foi, transparência total para que não existam dúvidas quanto a nossa intenção que é zelar pela vida das pessoas”, explicou Kalil Baracat.

Segundo Kalil Baracat, todos os dias da semana haverá vacinação, sendo que as segundas, terças, quartas e sextas-feiras elas acontecerão em ponto fixo no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (FIOTÃO) e
as quintas-feiras e sábados, em ponto fixo e drive thru, na Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande – UNIVAG, que tem sido uma inestimável parceira da administração municipal neste momento de pandemia.

“Nos domingos nós manteremos a vacinação daqueles idosos acamados, com dificuldades de locomoção ou que vivem sozinhos e necessitam da presença dos profissionais da área médica de Várzea Grande, como aconteceu neste
Sábado de Aleluia, véspera da Páscoa quando 30 idosos receberam suas vacinas em casa”, disse Gonçalo Barros.

O secretário de Saúde lembrou que Várzea Grande tem se empenhado e dedicado em cumprir seu papel, tanto que abriu novos leitos de UTI e de enfermaria, novos Centros de Triagem e Testagem e em apenas um único dia
vacinou 3.112 pessoas em uma demonstração de eficiência e de resultado para a população que necessita ser bem informada e bem atendida.

“Fizemos questão de divulgar estes dados técnico para demonstrar quantas doses recebemos e quantas já aplicamos em prol da população e informar a mesma o real volume de vacinas transferidas para Várzea Grande pelo
Ministério da Saúde”, concluiu Gonçalo Barros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *