VÁRZEA GRANDE AVANÇA NA SAÚDE: Lucimar entre mais uma UBS e atinge 75% de cobertura na Atenção Básica

Investimentos na área da saúde pública da segunda maior cidade de Mato Grosso quase dobra nos últimos seis anos

Várzea Grande atingiu a expressiva marca de 75% de cobertura da Rede Pública de Saúde na Atenção Primária de Saúde Preventiva, ou seja, cerca de 90% das pessoas que procuram uma unidade de saúde tem seu problema solucionado nesta primeira fase de atendimentos.

Quando a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu em maio de 2015, Várzea Grande cobria menos de 20% da Atenção Básica.

“Quando temos eficiência nos primeiros atendimentos realizados na área de saúde pública, na Atenção Primária, desafogamos as três unidades de urgência e emergência, Hospital Pronto Socorro Municipal, UPA IPASE, UPA Cristo Rei (Dr. Farid Seror) que funcionam 24 horas todos os dias do ano e ficam apenas para os casos graves ou gravíssimos”, comemorou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A fala da prefeita foi durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde – UBS – ‘Terezinha Maria de Campos Kalix, localizada na região do Cabo Michel. A unidade, é a 23ª entregue na atual gestão entre novas ou revitalizada.

Desde 2015, quando assumiu o atual mandato, a prefeita Lucimar Sacre de Campos resgatou uma série de unidades de saúde que se encontrava com as obras paralisadas por irregularidades. Além da revitalização das unidades existentes, novas construções foram edificadas, e o setor também evoluiu na aquisição de equipamentos de pontas, insumos e materiais.

“O setor de Saúde foi um dos que mais receberam investimentos, e estes sempre foram acima dos 15% exigidos por Lei. Encerramos o quinquênio com 23 Unidades Básicas de Saúde e três em construção, o que representa 75% de cobertura da Atenção Primária no município, caminhando para mais de 80% com a entrega das duas UBS que estão em fase de conclusão, nos bairros São Matheus e Jardim Maringá. Esse percentual muito nos orgulha uma vez que quando assumimos a Prefeitura de Várzea Grande, encontramos uma saúde precária, com muitos problemas estruturais e uma população sem atendimento médico adequado. Hoje o setor está bem avançado, e, com certeza, vai ficar ainda melhor. Existem obras que estão em fase de acabamento e que logo será entregue a população”, destacou a prefeita Lucimar Campos.

Quanto à entrega da Unidade Básica de Saúde ‘Terezinha Maria de Campos Kalix’, a prefeita disse que a unidade era um sonho antigo dos moradores e que ela mesma havia se comprometido em entregar a unidade, antes de encerrar o seu mandato. “Temos que respeitar quem acredita na gente. E como forma de respeito – estamos entregando aos moradores, esta importante obra, que por muitos anos foi reivindicada pelos moradores da região. Este empreendimento vai ofertar e fortalecer ainda mais a saúde preventiva”, completou a prefeita.

Com orgulho, a filha da homenageada Leila Bernadete Kalix de Miranda, disse que ver o nome de sua mãe eternizado em uma placa, principalmente em uma unidade de saúde, é um grande privilégio e contentamento para toda a família. “Minha mãe foi uma mulher que dedicou a sua vida para os mais carentes, e fez de sua profissão uma obra de amor e caridade, tanto que era chamada carinhosamente por médica da alma, porque cuidava dos doentes. Tinha um compromisso fiel a Várzea Grande, e atuava em todos os setores, principalmente, na política como mediadora. Estamos muito felizes com essa justa homenagem”.

A secretária-adjunta, Maria das Graças Pinto, disse que a Saúde em Várzea Grande avançou e muito na gestão da prefeita Lucimar Campos, que com eficiência na aplicação e na condução dos gastos possibilitou o resgate e credibilidade de um dos setores mais importantes da Administração Pública. “O ganho em produtividade também superou o avanço na gestão de recursos na saúde pública de Várzea Grande. Hoje só temos que agradecer o trabalho impecável dessa que se tornou uma grande gestora no município”.

O vereador Pedro Tolares, líder da prefeita na Câmara Municipal, também enalteceu o esforço praticado pela prefeita Lucimar Campos na condução do segundo maior município de Mato Grosso. “Temos que reconhecer os avanços que a cidade teve no período em que a prefeita Lucimar comandou a Prefeitura, e todo o legado que ela deixa neste final de gestão. Várzea Grande deu um salto de qualidade de vida e de desenvolvimento econômico e tudo isso também se deve a participação efetiva da Câmara Municipal na aprovação dos projetos essenciais para a cidade”. 

Já o senador Jayme Campos disse que Várzea Grande tem tudo para ser uma cidade próspera e que acredita que o prefeito eleito, Kalil Baracat vai dar continuidade aos trabalhos realizados pela prefeita Lucimar Campos. “Muitas obras, nos setores de educação, saúde e infraestrutura estão em andamento e com recursos em caixa, e que certamente serão entregues no próximo ano. Reafirmamos o nosso compromisso com Várzea Grande e seremos parceiros da nova administração”.

Presente ao evento, o vice-prefeito José Aderson Hazama que será empossado para um segundo mandato, desta vez como vice de Kalil Baracat, os compromissos assumidos pela prefeita Lucimar Sacre de Campos e por ele na campanha de 2016 foram literalmente cumpridos e se avançou muito na qualidade de vida das pessoas e na humanização dos serviços públicos prestados a população.

“Sinto-me honrado de ter participado de uma gestão que diferente de muitas cumpre o que promete e vai além, porque faz com amor e com transparência e tenho convicção de que essa aura que encobre a gestão Lucimar Sacre de Campos vai continuar, vai avançar e melhorar ainda”, disse José Hazama.

REVITALIZAÇÃO: A Unidade Básica de Saúde ‘Lurico Ferreira de Magalhães’, localizada no distrito de Souza Lima, um dos mais antigos de Várzea Grande, também passou por revitalização e foi entregue pela prefeita Lucimar Campos. A unidade de saúde atende moradores da localidade bem como de bairros de abrangências. O espaço físico foi reestruturado e o prédio ganhou nova pintura, além de mobiliário para garantir maior comodidade aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Morador de Souza Lima, Arley Magalhães disse que a UBS é uma unidade muito importante para os moradores do distrito, e que há muito tempo não precisam se deslocar até o centro para serem atendidos. “Aqui o atendimento é humanizado e temos profissionais capacitados e comprometidos com a saúde da população. A manutenção do prédio, além das melhorias estruturais vai proporcionar melhor atendimento às famílias que são atendidas neste local. Estamos muito satisfeitos e só temos a agradecer a prefeita Lucimar Campos por ter, em sua gestão, olhado para as comunidades rurais de Várzea Grande”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *