VÁRZEA GRANDE: Saúde apresenta em Audiência Pública balanço financeiro do 2º quadrimestre

A Audiência será realizada no dia 30 de setembro, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande

A Secretaria de Saúde de Várzea Grande promove no próximo dia 30 de setembro , a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande, Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão de Saúde do 2º quadrimestre de 2020. Nesse demonstrativo estarão expostos os investimentos, despesas e aplicações realizadas na Rede SUS durante todo exercício fiscal deste período, e em tempo de Pandemia da Covid 19, a prestação de contas de todas as ações e investimentos realizados no enfrentamento da doença. A Audiência será presencial, obedecendo as regras de distanciamento , redução de pessoas e medidas de biossegurança.

A Audiência segue os ditames legais do artigo 36 da Lei Complementar nº 141/2012, que oportuniza a prestação de contas de recursos recebidos e gerenciados pela Secretaria. O segundo quadrimestre  vai apresentar as ações empreendidas entre os meses de maio à agosto em todos os níveis de atendimento da Saúde Pública Municipal.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, as audiências, mais do que um rito legal, permitem que a secretaria de Saúde se aproxime e se apresente à comunidade.

“ Neste período a Saúde Pública concentrou todos os esforços nas ações administrativas e desenvolvimento de ações , atos e oferta de serviços, no enfrentamento a Covid-19. Algumas metas em outras áreas terão que serem revistas, uma vez que agora com o problema da pandemia minimizado, de acordo com os boletins epidemiológicos, demonstrando curva descendente da doença, nos concentraremos em outras áreas também. Na Rede de Serviços do SUS houveram mudanças nesta época da pandemia, onde alguns serviços que  eram ofertados na cidade, e com a pactuação, passaram ser ofertados em unidades de referência, para evitar contaminação, por exemplo das gestantes, onde o Hospital Santa Helena se tornou referência para o nascimentos das crianças, além de outras modificações, onde as UPAS se tornaram referência para o diagnóstico e tratamento de pacientes acometidos pela covid-19. Ainda as pactuações irão prevalecer na proteção das pessoas, até que a curva da doença caia ainda mais. Ainda como pontuou o secretário , ficam claros todos os caminhos percorridos pelo poder público para prestar serviço de saúde à população várzea-grandense , os desafios, as oportunidades, dificuldades e especialmente, as conquistas.

Marcondes pontua ainda que o Relatório quadrimestral também é apresentado ao  Conselho Municipal de Saúde.  “Esse demonstrativo é uma ferramenta de acompanhamento da gestão das Pastas no Município. Um dos objetivos é ajudar no planejamento, acompanhamento e redirecionamento dos planos de trabalho da administração municipal. O documento ainda serve para comprovar a aplicação dos recursos e sua correta destinação”.

O secretário destaca ainda que os  investimentos contínuos em obras físicas, aquisição de equipamentos, medicamentos, materiais e em pessoal, abertura de novos serviços, que fortaleceram a Rede SUS de Várzea Grande, tem melhorado paulatinamente os índices que aferem a qualidade dos serviços prestados. “Mesmo com tantos números que comprovam nosso compromisso com a saúde, surgiu a pandemia do novo vírus, o que exigiu nos organizarmos e focarmos no atendimento as pessoas e salvar vidas, na garantia da assistência adequada e dos  medicamentos necessários”, afiançou o secretário Diógenes Marcondes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *